terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ANIMAIS IMUNDOS

O CONCEITO DE ANIMAIS PUROS PARA O ALIMENTO HUMANO E IMPUROS ( IMPRÓPRIO) PARA O CONSUMO HUMANO SEMPRE EXISTIU EM TODOS OS POVOS. COM EXCEÇÃO DA PAIDA QUE SE FALA SOBRE OS CHINESES QUE :

"NA CHINA SE COME TUDO QUE TEM QUATRO PERNAS, EXCETO MESA E SE COME TUDO O QUE VOA, EXCETO AVIÃO."

O PRINCÍPIO QUE REGE A LEI DOS IMPRÓPRIOS AO CONSUMO HUMANO É A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE HUMANA, ANIMAIS PROPENSOS A TER DOENÇAS QUE PUDESSEM PREJUDICAR O HOMEM DEVERIA SER EVITADO O SEU CONSUMO.

NA ÉPOCA DE NOÉ DEUS DETERMINOU QUE FOSSE COLOCADO NA ARCA 7 CASAIS DE CADA ANIMAL PURO E DOS IMPUROS APENAS UM CASAL DE CADA

"De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea"( GÊNESIS 7.2)


MESMO QUE NAQUELE TEMPO DEUS NÃO HAVIA DETERMINADO A LISTA DOS PUROS E IMPUROS, JÁ ERA CORRENTE NA ANTIGUIDADE OS ANIMAIS QUE ERAM PRÓPRIOS E IMPRÓPRIOS PARA O CONSUMO.

NA LEI DE MOISÉS, DEUS ORIENTOU O POVO DE ISRAEL A MANTER O PRINCÍPIO DE CUIDAR DA SAÚDE, EVITANDO COMOER ANIMAIS IMPRÓPRIOS, ISSO OS TORNAVA SEPARADOS PARA DEUS, SANTOS.
45 Porque eu sou JAVÉ, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;
47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer. ( LEVÍTICO 11.45)



SE HOUVESSE CALAMIDADE ERA MAIS IMPORTANTE SOBREVIVER COMENDO ANIMAIS PROIBIDO DA LEI CERIMONIAL DO QUE MORRER DE FOME, POIS O PRINCÍPIO DA LEI ERA GUARDAR A VIDA E A SAÚDE DO POVO DE ISRAEL.

ATÉ A ANTROPOFAGIA ( COMER CARNE HUMANA) É TOLERADA SE O QUE ESTA EM JOGO É A SOBREVIVENCIA. QUANDO OS JUDEUS FORAM SITIADOS EM JERUSALÉM PELO EXÉRCITO DA BABILÔNIA, OS JUDEUS RESISTIRAM O CERCO ATÉ ONDE SUPORTARAM COMENDO OS QUE MORRIAM...

O TEXTO COMPLETO DA LEI DOS ANIMAIS IMPUROS E PUROS ENCONTRA-SE EM LEVÍTICOS 11 QUE SUBDIVIDE-SE NOS SEGUINTES TÓPICOS DOS TIPOS DE ANIMAIS IMUNDOS:

OS QUADRÚPEDES

1 E falou JAVÉ a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
3 Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
4 Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;
5 E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;
6 E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.
7 Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.
8 Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.




PEIXES

9 De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.
10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.
11 Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.
12 Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação





AVES


13 Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
14 E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.
15 Todo o corvo segundo a sua espécie,
16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie.
17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,
18 E a gralha, e o cisne, e o pelicano,
19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.


INSETOS

20 Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.
21 Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.
22 Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
23 E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.
24 E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde.
25 Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde




RÉPTEIS


26 Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.
27 E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.
28 E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.
29 Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,
30 E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.
31 Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.


CADÁVERES DOS IMPUROS

32 E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
34 Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.
35 E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos.
36 Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.
37 E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;
38 Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.



CADÁVERES DOS ANIMAIS PUROS QUE MORRERAM


39 E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
40 E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.




CONCLUSÃO

41 Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.
42 Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.
43 ¶ Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;
44 Porque eu sou JAVÉ vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
45 mapa Porque eu sou JAVÉ, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;
47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.


O BLOG http://criacionista.blogspot.com CITA UMA MATERIA INTERESSANTE SOBRE LEVÍTICOS 11:

Muitas pessoas acreditam que as instruções sobre o distanciamento dos animais impuros do cardápio do homem, contidas no livro bíblico de Levítico, capítulo 11, não passam de crendice. Afinal, a medicina de um livro escrito há mais de 3 mil anos poderia ser levada a sério? E quanto mais seria esse livro desacreditado se lhe fosse alegada a autoria de um homem que teria recebido as instruções do próprio Todo-Poderoso? Você pode achar coincidência, mas veja o trecho do artigo abaixo, retirado da coluna "Great moments in science", do site da TV ABC, dos Estados Unidos:

"...os biólogos moleculares têm atualmente traçado a origem do HIV-1 (mais comum e mais mortal que o HIV-2, o outro vírus que pode causar Aids). Depois de décadas de árduo trabalho, analizando o código genético de vários vírus relevantes que infectam macacos, chimpanzés e humanos, a figura real está finalmente emergindo. Ela aponta para a 'caça' [bushmeat] - comer animais selvagens."

Você já leu Levítico capítulo 11? Você pode se surpreender...

Colaboração: Alexander Silva


OS QUADRÚPEDES

"O PRINCÍPIO PELO QUAL SE PODIA COMER CERTOS QUADRÚPEDES É QUE ANIMAL DE CASCO PARTIDO E DE FENDAS NOS CASCOS E QUE RUMINA, ESTE PODEIS COMER." ( LEVÍTICO 11.3)

AS CARACTERISTICAS ACIMA CITADAS ERAM NECESSÁRIAS PARA QUE UM ANIMAL FOSSE CONSIDERADO LIMPO. POR NÃO PREENCHER TAIS REQUISITOS, DE CARA ESTÃO EXCLUIDOS DO CARPÁDIO DO POVO JUDEU:

O CAMELO (V.4), O PROCÁVIA ( V.5), A LEBRE ( V.6) E O PORCO( V.7)

TODO ANIMAL CARNÍVORO FOSSE QUADRÚPEDE, OU BÍPEDE, ESTAVAM EXCLUIDOS DO CARDÁPIO DO POVO DE ISRAEL.

EM DEUTERONÔMIO 14.4-5 DEUS APROVOU O CONSUMO DOS SEGUINTES ANIMAIS:
TOURO
OVELHA
CABRA
VEADO
GAZELA
CORÇO
CABRA MONTÊS
ANTÍPOLE
OVELHA SELVAGEM
CAMURÇA


O CAMURÇA


SE VÊ NESTA LISTA DE QUADRÚPEDES QUE DEUS PERMITIU COMER VÁRIOS HERBÍVOROS, MAS NENHUM CARNÍVORO

AVES


AS AVES DE RAPINA E OS CARNICEIROS ALADOS ESTAVAM EXCLUIDOS DO PRATO DO POVO DE DEUS ( LEVÍTICO 11.13-19)

NA LISTA DAS AVES IMPRÓPRIOS OU IMPURAS, CONSTA AS SEGUINTES ESPÉCIES:

ÁGUIA
BRITA-OSSOS
ABUTRE-FUSCO
MILHAERE-VERMELHO
MILHAERE-PRETO
CORVO
AVESTRUZ
CORUJA
GAIVOTA
FALCÃO
MOLHO
CORVO-MARINHO
MOCHO-ORELHUDO
CISNE
PELICANO
ABUTRE
CEGONHA
GARÇA
POUPA
MORCEGO


O MORCEGO ESTA NA LISTA DAS AVES, MAS É NA VERDADE UM MAMÍFERO, NA MODERNA CLASSIFICAÇÃO O MORCEGO SE ENCAIXA MELHOR COMO MAMÍFERO, ENTRETANTO NOS TEMPOS BÍBLICOS O MORCEGO ERA CONSIDERADO AVE, POR SER UM ANIMAL ALADO, QUE VOA.

ESSAS DIVERGÊNCIAS DE CLASSIFICAÇÃO NÃO CARACTERIZA ERRO DA PALAVRA DE DEUS.ATÉ PORQUE SE NA BÍBLIA NÃO CONTESSE ELEMENTOS DOS TEMPOS DE OUTRORA, A PALAVRA SERIA REJEITADA POR FALAR COISAS SEM SENTIDO PARA OS CONTEMPORÂNEOS DOS PROFETAS E APOSTÓLOS.

NÓS, MILÊNIOS DEPOIS, TEMOS UM VASTO RECURSO DE INFORMAÇÃO PARA ENTENDER A LINGUAGEM DA BÍBLIA E RECEBER A PALAVRA DE DEUS COM A CLAREZA DE ALGUÉM QUE CONVIVEU COM OS PROFETAS E APÓSTOLOS.

O MORCEGO ESTA NESTA LISTA POR CAUSA DAS ESPÉCIES HEMATÓFAGAS ( QUE SE NUTREM COM SANGUE)

OBSERVANDO A LISTA ACIMA, VEMOS QUE EM GERAL AS PESSOAS CONTINUAM NÃO COMENDO ESTAS AVES ATÉ POR QUESTÃO CULTURAL. A EXCESSÃO DO AVESTRUZ QUE DEVIDO AOS MODERNOS MÉTODOS DE CRIAÇÃO O TORNA UM ANIMAL ACEITÁVEL NO CARDÁPIO MUNDIAL.


INSETOS


A LEI DE MOISÉS EXCLUIIA OS INSETOS DO PRATO DO POVO DE ISRAEL, COM EXCESSÃO DOS QUE TINHAM PATAS TRASEIRAS MAIS COMPRIDAS, SENDO´PERMITIDO COMER AS SEGUINTES ESPÉCIES:


GAFANHOTO MIGRATÓRIO
GAFANHOTO COMESTÍVEL
GRILO
GAFANHOTO COMUM

NA BÍBLIA, VEMOS O CASO DE JOÃO BATISTA QUE PROVAVELMENTE ERA ESSÊNIO, VIVENDO ISOLADO DA SOCIEDADE, MORANDO EM CAVERNAS COMO EREMITA E QUE POSSUIA O HÁBITO DE COMER GAFANHOTOS

E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. (MATEUS 3.4)


PEIXES

EM LEVÍTICO 11.9-12 DEUS DETERMINA O PRINCÍPIO QUE AJUDA A DEFINIR OS PEIXES IMPRÓPRIOS PARA O CONSUMO HUMANO:

"tudo o que tem barbatanans e escamas, podeis comer"
"tudo o que há nas águas salgadas e doces que não tem barbatanas e escamas são impuros."


BASEADO NESTE PRINCÍPIO, AS ENGUIAS, CARANGUEJOS E RÃS ESTAVAM EXCLUIDOS DO CARDÁPIO DOS HEBREUS.

OS EGIPCIOS DA ATUALIDADE TAMBÉM CONSIDERAM OS PEIXES SEM ESCAMAS PREJUDICIAIS A SAÚDE.

NO PASSADO, O IMPERADOR ROMANO, JÁ CHEGOU A PROIBIR QUE FOSSE OFERECIDO AOS DEUSES ROMANOS PEIXES SEM ESCAMAS ( HISTÓRIA NATURAL DE PLÍNIO 31.10)

7 comentários:

Edvan disse...

Olha seu artigo é bastante lógico e coerente com a Palavra de Deus!
Creio que nenhuma coisa seja impura de si mesma, exeto, para aquela que assim a considera.
Apropósito! o que faz um animal ser classificado como imundo? Pois, uma galinha que come cocô humano continua sendo limpa? E um porco que é criado preso e alimentado de ração, continua sendo imundo? Seria os hábitos alimentares ou simplesmente características físicas que fazem distinção entre animais limpos e imundos?

daniel disse...

ao colega de cima que citou romanos 14... respondendo suas duvidas.nenhuma coisa é de sim mesma imunda a ñ ser para aquele que a em por imunda. quem a tem por imunda?rep Deus a tem por imunda .Ele as classificou como imunda e limpo, qnto o que tu disse sobre a galinha ela pode comer o que for ela tem orgãos que a tornam pura de seus alimentos,que é a moela a galinha tem moela,ja o pato por exemplo nao tem moela, isso o torna imundo. Deus é sabio e criou essas leis para o povo dele ser um povo separado,um povo santo,pq nosso corpo é templo do espirito santo ñ vamos o contaminar com alimento impuro

Franciele Silva disse...

LEGAL O BLOG...MAS EM NENHUM MOMENTO ME CONVENCI DE QUE A PESSOA QUE ESCREVEU ESSE BLOG ACREDITA EM DEUS REALMENTE...MAS AGRADEÇO PORQUE MESMO LENDO A BÍBLIA TODOS OS DIAS PEDI A DEUS MAIS CONHECIMENTO E PASSEI A BUSCAR POR ISSO,E LENDO ESSE BLOG PUDE CONCLUIR ALGUNS FATOS.

Jean R. Habkost disse...

Desde quando Pato não tem moela? Acho que alguem andou faltando as aulas de biologia! Daniel, pato tem moela sim, na realidade todas as aves a tem. Isso não é o que as torna ou deixar de tornar limpas ou imundas....

kasher disse...

Ola, interessante e intrigante o assunto, no meu parecer nao entendo que O criador que antes da lei pos o distiguiu o limpo do impuro, e no Apocalipse o proprio Cristo faz mensão novamente de aves comum e imundas, quero acreditar que Deus nao tenha duas palavras, diz e depois retira oque disse vejamos:
1. A contradição com outras passagens da Bíblia:
Isa. 66:17 - “os... que comem carne de porco, coisas abomináveis e rato serão consumidos, diz o Senhor”.
Salmo 89:34 - “...não alterarei o que saiu dos Meus lábios”.
2Cor. 6:17 - “...não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei” (Isa. 52:11; Deut. 14:8).
Apoc. 18:2 - “...babilônia, ...esconderijo de toda ave imunda e detestável”.
2. Muito dificilmente os defensores dessa posição comeriam, mesmo com oração, certos animais. Teríamos também que admitir a prática do canibalismo, se os canibais apenas orarem antes de comer.
Agora eu poderia dizer sdim que os verdadeiros filhos de Deus são realmente diferentes, no servir sem questionar a Suprema Soberania de um Deus Santo e tremendo. nao precisamos explicar e sim aceitar.

LUCAS COELHO disse...

exelente artigo, agora quanto aos questionadores, veja, Deus e o criador, ele construiu, formulou todos os codigos geneticos dos animais, ele sabe onde esta os pontos positivos e negativos, porque questionar? Ora, Deus sabe que os animais impuros nao tem o sistema digestivo tao funcional como dos animais clasificados puros, por isto corre o risco.de.transmiçao de doenças. veja porque temos hoje tanto cancer? ja pensaram? a estudos claros que provam que uma dieta saudavel elimina em grande quantidade o risco de desenvolvimento de doenças.
Meu conselho e, comamos somente o permitido pela Lei, e com certeza teremos resultados positivo

LUCAS COELHO disse...

exelente artigo, agora quanto aos questionadores, veja, Deus e o criador, ele construiu, formulou todos os codigos geneticos dos animais, ele sabe onde esta os pontos positivos e negativos, porque questionar? Ora, Deus sabe que os animais impuros nao tem o sistema digestivo tao funcional como dos animais clasificados puros, por isto corre o risco.de.transmiçao de doenças. veja porque temos hoje tanto cancer? ja pensaram? a estudos claros que provam que uma dieta saudavel elimina em grande quantidade o risco de desenvolvimento de doenças.
Meu conselho e, comamos somente o permitido pela Lei, e com certeza teremos resultados positivo