domingo, 16 de novembro de 2008

SANGUE

Deus proibiu definitivamente comer sangue em todas as épocas?

DISPENSAÇÃO DO GOVERNO HUMANO

Nos dias logo após o dilúvio, o Senhor disse: "Pavor e medo de vós virão sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos céus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mãos serão entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos-á para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora. Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis" (Gênesis 9:2-4).

DISPENSAÇÃO DA LEI DE MOISÉS

Na lei de Moisés, Deus simplesmente ordenou: "Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida" (Levítico 17:10-12).

DISPENSAÇÃO DA GRAÇA

OS APOSTOLOS FIZERAM UMA ASSEMBLEIA PARA DECIDIR SOBRE A QUESTÃO DOS GENTIOS NA IGREJA QUE NASCIA EM UM BERÇO JUDAIZANTE E FOI DESCIDIDO QUE:
"Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas cousas essenciais: que vos abstenhais das cousas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas cousas fareis bem se vos guardardes. Saúde" (Atos 15:28-29).

"Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue" ( ATOS 15.20)

NESTE CONTEXTO EM QUE A IGREJA DE CRISTO NASCIA EM MEIO AOS JUDEUS, ALGUMAS COISAS ERAM INTOLERAVEIS PARA OS JUDEUS, UMA DELAS ERA COMER SANGUE E A IGREJA NÃO QUERIA ESCANDALIZAR OS JUDEUS, DE MANEIRA QUE ATÉ MESMO PAULO, NÃO SENDO OBRIGATORIO AINDA ASSIM FAZIA OFERTAS E SACRIFICIOS ESTIPULADOS NAS LEIS CERIMONIAS DA ANTIGA ALIANÇA, APESAR QUE ELE REITERA QUE OS GENTIOS CONVERTIDOS AO CRISTIANISMO SÓ DEVERIAM OBSERVAR DAS LEIS CERIMÔNIAS A OBSERVANCIA QUANTO AO SANGUE, DAS COMIDAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS E DA CARNE SUFOCADA. ALEM DE TODA FORMA DE IMORALIDADE SEXUAL.

Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
25 Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.
26 Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta. ( ATOS 21.24-26)




EM ATOS 15.28 É DITO QUE NÃO COMER SANGUE INCLUI ENTRE "COISAS NECESSÁRIAS" - ACREDITAMOS QUE NAQUELE MOMENTO DE TRANSIÇÃO ENTRE A DISPENSAÇÃO DA LEI PARA A DISPENSAÇÃO DA GRAÇA, OS APOSTOLOS TOMARAM UMA DECISÃO GUIADA POR DEUS E QUE ERA NECESSÁRIO OS CRISTÃOS GENTIOS, NÃO OFENDEREM OS CRISTÃOS-JUDEUS EVITANDO O COMER CARNE SUFOCADA E SANGUE


EM I CORINTIOS 10.23-29 DIZ:


23 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
25 Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
26 Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
27 E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
29 Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?


AQUI O APOSTOLO PAULO DIZ QUE O CRISTÃO PODE COMER DE TUDO O QUE SE VENDE NO ACOUGUE, E SE NO ACLUGUE VENDER SANGUE ??? NÃO TEM IMPORTANCIA !!!

PORQUE PODEMOS COMER SANGUE ??? O PRINCIPIO QUE GOVERNA A DOUTRINA DA ALIMENTAÇÃO ESTA ESCRITO NO VERSICULO 26: TUDO NA TERRA VEM DO SENHOR!!!!

PAULO AINDA DISSE QUE NÃO DEVEMOS COMER COISAS SACRIFICADA AOS IDOLOS PARA NÃO ESCANDALIZAR A CONSCIENCIA DO OUTRO, POIS MESMO TENDO A LIBERDADE DE COMER QUALQUER COISA, NÃO DEVEMOS ESCANDALIZAR O PROXIMO POR CAUSA DA NOSSA LIBERDADE.


DEVEMOS TAMBEM LEVAR EM CONTA QUE NO SANGUE CONTEM A MAIORIA DAS IMPUREZAS E MAIS UMA VEZ PARA PRESERVAR A ESPÉCIE HUMANA DEUS INSTITUI ORDENANÇAS QUE GUARDAVA A VIDA DOS SEUS SEGUIDORES.



EM UM DESTE FORUNS DE DISCURSÕES NA INTERNET ENCONTREI O SEGUINTE COMENTÁRIO :
"Caro amigo desculpe a minha forma direta de responder mas te pergunto: O cristão pode comer escremento? O cristão pode comer carne de urubu? O cristão deve alimentar-se com comidas que lhe façam mal?
O velho testamento dá algumas regras de saúde para nós como não comer certos animais e não comer sangue. DE ANIMAIS!!!!!!
Obviamente ninguém em Israel comeria sangue de pessoas.
Essas regras que foram consideradas cerimoniais por aquele povo atrasado hoje são científicas.Se o sangue do boi não for retirado de seu corpo antes de comermos sua carne adquire um gosto horrível e pode fazer mal para nós. Assim também outros animais.Entenda o seguinte: Deus fez vc , ele sabe como funciona o seu corpo e se preocupa com sua saúde.Agora também tem o bom senso. A bíblia não proíbe expressanmente comer escremento, mas, vc não come.come? Pois é!
Agora, essas questões de saúde tem algo a ver com a salvação? Não. Talvez tenha a ver de forma indireta no sentido de que quem tem uma boa saúde vive mais e tem mais disposição para servir a Deus"

O INTERNAUTA ACIMA TEM RAZÃO, DEUS DECRETOU LEIS PARA CUIDAR DA NOSSA SAUDE. ISSO TEM ALGO A VER COM A SALVAÇÃO ???? NÃO !!!!

QUE NÃO COME CARNE SUFOCADA E SANGUE, ESTA CUIDANDO DA SUA SAUDE.
QUEM COME CARNE SUFOCADA E SANGUE ESTA DESFRUTANDO DA CRIAÇÃO.

O APOSTOLO PAULO EM ROMANOS 14.3 DIZ:
" O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. "

AS QUESTÕES DE ALIMENTAÇÃO DEVE SER VISTO PELO PRISMA DA SAUDE E NÃO DA SALVAÇÃO.

QUEM COME SANGUE ESTA MAIS PROPENSO A FICAR DOENTE DO QUE O QUE NÃO COME SANGUE. MAS A SALVAÇÃO É IGUAL PARA AMBOS

Nenhum comentário: