domingo, 28 de setembro de 2014

MANTEIGA DE ABACATE - ESCRIBA VALDEMIR

MANTEIGA DE ABACATE

fiorentino_comportamento_comidinhas_receita_manteiga_abacate
O abacate funciona como um ótimo substituto para a tradicional manteiga, podendo até ser chamado de “manteiga vegetal”. Como a fruta é rica em gorduras (do bem), acaba tendo uma textura mais oleosa, bem parecida com a manteiga.
Os benefícios da fruta são inúmeros, por conta da alta quantidade de gorduras que promovem saciedade e otimizam a ação da insulina no organismo, levando a um menor acúmulo de gordura corporal. Sua ação sobre a insulina melhora os níveis de glicose no sangue. Também é rico em ácido oleico, que tem ação benéfica no coração, reduzindo os níveis de colesterol e a pressão arterial. Além de todos os benefícios, também podemos citar a presença de um nutriente chamado beta-sitosterol, que auxilia na modulação do cortisol, ou seja, ajuda a diminuir os efeitos colaterais do stress do dia a dia.

DICAS

- Quando a receita pedir manteiga, pode-se substituí-la pela mesma quantidade de abacate.
- Caso queira fazer uma “manteiga” de abacate, anote a receita:

1 abacate médio bem maduro
1 dente de alho grande
1 colher de chá de sal marinho
½ limão espremido

MODO DE PREPARO

Amasse bem o abacate e reserve o caroço. Triture o alho junto com o sal até que se misturem bem. Coloque todos os ingredientes no processador com o suco do limão e bata até obter uma pasta homogênea. Armazene em um recipiente juntamente com o caroço para evitar que a manteiga escureça. Pode deixar na geladeira por até três dias.Passe em torradas, sanduíches, recheie sua tapioca etc.
 VALDEMIR MOTA DE MENEZES
Maria Fernanda Cortez
Nutricionista Funcional e Esportiva
www.nutrieconsult.com.br